18 de junho de 2014

Ayrton Senna Special - 1982



Era 19 de abril de 1982, quinta etapa do campeonato inglês de Formula Ford 2000, no circuito de Snetterton.

Ayrton Senna estava na pista, mas sua performance causava estranheza em todos que acompanhavam a prova.

O brasileiro havia dominado com facilidade as quatro corridas anteriores, com quatro poles, quatro voltas mais rápidas e quatro vitórias. Mas nesta quinta prova, mesmo partindo da pole, seu rendimento não era o mesmo.

Logo na primeira volta, seu parceiro de time passou. Na volta seguinte Senna caiu para sétimo e seguia despencando, ainda assim permanecia na pista...

De repente, aconteceu a reação do piloto brasileiro. Ele começou a superar um a um seus adversários, até chegar à cola de seu companheiro de escuderia e ultrapassá-lo com incrível facilidade, para retomar a ponta da corrida e rumar para sua quinta vitória na temporada.

Mas outro fato inusitado chamou a atenção, assim que recebeu a bandeirada. Senna só conseguiu parar seu carro a mais de 300 metros da linha de chegada.

Perguntado sobre o que havia acontecido, Ayrton respondeu laconicamente: “Fiquei sem freio”.

Espanto geral, ninguém na equipe acreditou e foram logo checar. Era impossível fazer uma corrida sem os freios dianteiros, seria como descer uma serra somente com o freio de mão.

Os mecânicos tocaram os discos de freios dianteiros e constataram: Estavam realmente gelados, comprovando que não foram utilizados.

Ayrton descreveu a experiência de pilotar nestas condições como um exercício de matemática, no qual tivera de usar o acelerador e as reduções de marcha de forma muito precisa, se adaptando as condições, esse era Senna.

O piloto brasileiro terminou a temporada como campeão europeu e britânico de Formula Ford 2000, nascia a lenda...

Fonte: O Heroi Revelado - Ernesto Rodrigues


Um comentário:

Ron Groo disse...

É um grande livro.