20 de outubro de 2014

Anos 90


No inicio dos anos 90, as regras eram mais flexíveis na F-1...

O regulamento permitia três opções de motorização:  V8 - V10 e V12

A Ferrari por tradição, utilizava propulsores V12. Naquela época, imaginar uma Ferrari equipada com outro tipo de motor era considerado um verdadeiro sacrilégio. A tradição estava acima de tudo para os italianos...

Porém o preço a pagar para abrigar esse monstro de 12 canecos era alto...

Os modelos da equipe italiana eram projetados com entradas de ar enormes para os radiadores e para compensar, os aerofólios eram mais baixos. Como consequência, os carros italianos eram muito velozes nas retas, mas desequilibrados nas curvas. Outro agravante era o peso do motor. Ainda que fosse extremamente potentes, eram pesados demais...

No entanto, as máquinas eram belas e produziam lindas imagens, como essa que ilustra o post - Jean Alesi em SpaFrancorchamps 1991

Volto a dizer, nesse tempo independente da motorização utilizada foram produzidos os mais belos carros da F-1.

                                                    clique na imagem para ampliar

7 comentários:

Anônimo disse...

É. O carango em questão era um tremendo torpedo vermelho lentão. E a tradição atrapalhou porque o bichão quebrava muito. Saudoso tiozão, com Honda... V12, sobrou. Seguido da dupla da Williams - Leão e leãozinho Patrese - com Renault V10.
Para ver como a Ferrari estava numa draga danada, Limãozão Piquet, ganhou uma ! Com Ford... V8 ! Só o Piquet mesmo... GP do Canadá ! O GP da Risada ? Acho que é aquele mesmo...


VOOOLLLLVO OCEAN !

Legui Uam !

Já estão no meio do atlântico e a flotilha se aproximando da costa brasileira. ADOR na frente. As moças estão ainda em último. Ainda... Passarão próximo à ilha Fernando de Noronha.
Bom... O SEPñV - olê-olê-olá...
Seth Rogen vibrando com o data-falha/blogo maquiadão ! Dilmaquiavélica na frente e nós ainda seguimos para o Cabo Verde. Foi descartada a passagem pelo Canal do Panamá até porque ficaríamos presos naquela calmaria no meio do atlântico, naquela latitude. E Seth mais o Rubs queriam cumprimentar Maduro na Chavezuela.
A prancha ficará pronta em 26/10 caso a vitória polititica seja da presidanta. 4 anos nas trevas não dá e Seth jogarei aos tubaralhas.


M.C. ( O imediato imediatista idealista e otimista. Mecanicista, eletricista eeee anestesista. Protagonista e antagonista. Artista. Capitalista. Na crista. E não sou, eu, um robô. Essas letrinhas são um saquinho....)

joaoleopires disse...

Realmente, apesar de belos, os modelos da equipe de Maranello não conquistaram nada nesta época.....Jean Alesi que surgiu como uma bela promessa, continuou por assim sendo e virou uma decepção!!!
Mas que os exemplares eram muito bonitos, disso não há dúvida!!

Thomas disse...

Foi nesse período (anos 90, não sei se foi em 90... 91... 92... mas tenho certeza que foi nesse período) que a nossa querida Globo começou a transmitir os treinos oficiais devido a grande popularidade de Airton Senna da Silva com aquelas voltas voadoras.

Anônimo disse...

Nem me lembrava disso.
Mas tem um baita fundo de verdade aí porque... Globo e Ayrton, tudo a ver.
Lá vou eu as letrinhas e depois para guerra ! Ataco as linhas petralhas na internet. Claro que não uso o 'M.C.' e as batalhas neste campo estamos vencendo( quem irá votar no Aécio) com sobras mas, quem sabe, conseguimos passar a realidade de um país atrasado pelos incomptentes socialistas em relação aos outros países que competem conosco, neste últimos 12 anos, aos incautos e inocentes.
Vejam, um certo bloguista..., com raivinha dos E.U.A. primeiro porque é um doutrinado nos bancos escolares e segundo porque, lá, terão dos GPS sendo que um já corrido - o próximo no calendário - e o outro, no norte do país, precisamente, numa cidade ao lado da 'capital do mundo', um circuito de rua. O ixpértu acha um abiçúúúrdu ! Marcelonso, joaoleopires e Thomas. Já imaginaram o quanto geram de receita e empregos os dois gps ? Austin http://en.wikipedia.org/wiki/Austin,_Texas e New Jersey - http://en.wikipedia.org/wiki/New_Jersey - . E isso num país que pode se dar ao luxo de esnobar a F1 !
Imaginem, no Brasil, um GP em Santa Catarina, em Florianópolis e outro em Pernambuco, Recife, de rua ! A Indy 'flertou' com Recife com o saudoso Luciano Do Vale. Por quê tiro São Paulo ? Não adianta... São Paulo é feia, chata e para quem interessa F1, primeiro mundão, eles têm cidades muito mais aprazíveis e interessantes que Sampa. Veja. Portenho, aqui do lado, querer conhecer Sampa... É só comparar quantos vinham ao Rio De Janeiro, na época do GP, gente DE FORA... TURISMO DE FORA, com Sampa. Ou seja, gente que veio para a corrida e aproveitou para conhecer a cidade. O tempo que essa gente ficou na cidade.
Floripa e Recife 'segurariam' traaaanquilamente estes turistas. Duas cidades grandes e turísticas co imenso potencial jogado no lixo da incompetência governamental.

Bom. Volvo Ocean, só no próximo post. Só sei que as meninas conseguiram um belo 5º lugar mas não sei se ainda sustentam a posição. Estudo, estratégia, 'rosa dos ventos', um ventinho mais forte...

Anônimo disse...

As duas cidades viram destinos turísticos com o baita apelo que é a F1. Austin, não conheço, é duca ! Já, New Jersey, é uma 'Nikiti', Niterói, se comparada com a proximidade com New York - Rio de Janeiro. Uma , do outro lado do córrego Hudson. A brasileira, do outro lado da poça da Guanabara. Hotéis mais baratos, mas tempo em Neeeewwww Yooooork, Nííííuuuu Ióóóóórqui, entenderam ? De quebra, desenvolvem New Jersey. Jogada de mestre dos americanos.
Mas, eu, mandava para Floripa e, sonho meu, mais um GP, no Brasil, no Recife ou Natal. Ou até em Belém ! O problema de Floripa é um aeroporto grandão, para jatões...Com Dilmaquiavélica e os socialistas cubanos, torçam para não perdermos o GP em Sampa após término do contrato. Tio Bernie vem com mais dois novos gps por aí, não sei se pro próximo ano. Ouvi falar de Madrid( dois na Espanha) e um no Azerbaidjão( eu, hein ?).
Letrinhas...



M.C.

Ron Groo disse...

Seria muito bom voltar a ter opção de motorização.
Livre disputa, motores descongelados.


Eu tenho uma mini desta ferrari ai. Coisa linda.

Unknown disse...

Encontre todo o tipo de veículos no nosso site
http://www.autoshoppingbr.com.br/