24 de abril de 2015

Estratégia

Acontecerá no próximo dia 14 de maio, reunião do chamado grupo de estratégia  da F-1, onde estará em pauta mudanças no regulamento da categoria para 2017.

Dentre os vários pontos a serem tratados, está o retorno dos antigos propulsores V8 com a potência elevada para 1000 hp, tese defendida veementemente por Bernie Ecclestone.

O problema da proposta é a resistências das montadoras. Após investimentos milionários dos fabricantes, será muito dificíl que aceitem jogar tudo pela janela e recomeçar do zero.  Superar essa barreira não será nada fácil.

Por outro lado, a Force Índia divulgou uma proposta simples e interessante, e o que é melhor, sem custo extras aos cofres das escuderias.

Os indianos sugerem que cada equipe possa escolher individualmente as duas opções de pneus a serem utilizados no final de semana.  Com essa liberdade na escolha dos compostos, existiria um leque mais amplo de estratégias. A logística e o custo seria o mesmo, a única diferença é que as escolhas seriam individuais e secretas, e evidentemente seriam realizadas com antecedência.

Para quem não sabe, atualmente é a Pirelli que determina os dois tipos de pneus que serão utilizados a cada corrida.

2 comentários:

Ron Groo disse...

A proposta da Force India é sensacional...
Mas eu tenho outra... O banimento dos times oficiais de montadora.
Este povo é um porre.

Anônimo disse...

' ... onde estará em pauta mudanças no regulamento da categoria para 2017'.

Sabem o por quê do futebol, hoje, ser o esporte que mais cresce no mundo ?
Façamos, aqui, um 'túnel do tempo' entre as duas forças esportivas, Futebol e F1. Claro, Beisebol e Futebol americanos, mais o Basquete - americano também - são forças esportivas do lado financeiro mas fiquemos com as forças realmente mundiais, em público mundial. Voltemos 20 anos. China. Nada de futebol e nada de F1 por lá. Quem está vencendo a parada agora ? FU-TE-BOL !
E.U.A.. Quem está vencendo a parada ? FU-TE-BOL ! Europa... vencia mas por pouco, agora, de lavada ! A razão, queridos amigos. Entre aspas, no início do meu comentário.
Mudanças, mudanças, mudanças...
Nada de continuidade na F1 ! Regras são trocadas todo instante ! Motores, a pontuação. Pneus ! espero ansiosamente por pneus para uso na neve ! pacotes aerodinâmicos com asinha que abre e fecha ajudando ultrapassagens como se fosse numa autoestrada qualquer ! Acho que fico mais emocionado numa autoban alemã. Isso vem acontecendo desde o carro do outro planeta da Williams ! Já o Futebol desde 1863, só mudanças que vieram para melhorar o esporte, ou seja, corretas ! Bem estudadas ! Conservam o jogo. 'Conservam', entenderam ? Até os autódromos novos, algumas exceções, são horríveis !
Preferimos os antigos...
Indianos ! Que tal como antigamente ? Pirelli, Bridgestone, Michelin Goodyear, todas competindo , hein ?

Seth Rogen... Times oficiais... os contratos, Seth. Os contratos,os acordos, pactos, tácitos ou não !
CCC !
Viu ? Por isso, a F1 está sifú há cada ano que passa !
Costumes( indo embora... o público não aguenta mais tanta mudança), Convenção( Indo embora...Contratos ? 2017... ), Continuidade( Indo embora devido os costumes e convenções, todos no lixão formulaúnico desde 199 e blá ).
Quer o quê ? Queda de público ! E vai piorar.

Seth, tire os times oficiais. Põe o que e como no lugar, por favor !
Diga !
Hoje, equipe de garagem, 'los garajistas', não dão mais, mermão. Cabô ! Passado ! Bacana, eu sei, sou conservador e tenho imenso respeito por eles mas não dá mais.
Sugiro, sim, simplificar os motores. Uma volta aos anos 1980. 10 cilindros, todos ! Ou 8. Até Hyundai faz V8.
Por 100 anos ! Nada de duas equipes usando o mesmo motor. Williams e Mercedes, nem pensar, com motor Mercedes, nem pensar ! Nem Force India ! 3 ! Absurdo ! Dona Williams terá que correr atrás de uma outra montadora. Force India também ! GM ! Pronto ! Dona Mercedes terá que continuar fazendo ou procurar fazer o seu próprio carango sem ajuda da Williams. Se acham que não há ajuda ? Tô chutando. Pneus... Só duas equipes poderão usar os mesmos pneus. Por que falo isso ? Não sei se existe borracharia que saiba fazer pneus para F1 em quantidade de uma borracharia, uma equipe na proporção de 1/1. Então, 1/2. E cabô !
Então, Fora DILM...
FORA ASINHA QUE ABRE E FECHA !


M.C.