8 de maio de 2015

GP da Espanha - Pitacos livres

O primeiro dia de ensaios no circuito de Montmeló não trouxe grandes novidades no primeiro escalão da F-1. Mercedes e Ferrari continuam como as duas melhores forças da temporada, nesta ordem. No entanto, ao que parece a vantagem da equipe alemã foi reduzida. Certeza mesmo, somente após a classificação e a corrida...

De todo modo, a Mercedes continua dominante. O detalhe é que terá a Ferrari cada vez mais próxima. Hoje, no segundo treino, Vettel colocou a Ferrari novamente entre duas Mercedes. Hamilton cravou o melhor tempo e Rosberg o terceiro. Kimi Raikkonen veio a seguir, em quarto.

Duas equipes deram indícios que dias melhores estão por vir - Red Bull e McLaren.

Na equipe rubro-taurina, apesar do problema no carro de Ricciardo (13º) que acabou comprometendo boa parte da sessão, seu parceiro Kvyat fechou o dia com o quinto melhor tempo, muito próximo a marca alcançada por Raikkonen.

Já na McLaren, a fase do fundão parece ter chegado ao fim. Button marcou o sétimo tempo e Alonso terminou o dia em 11º. Resta saber se os carros conseguirão manter a performance durante todo o final de semana e o mais importante, sem quebras. Se tudo correr bem, arriscaria dizer que a equipe inglesa finalmente deverá marcar pontos.

Outra equipe que indica crescimento é a Toro Rosso. Seus dois carros estiveram constantemente entre os dez melhores. O destaque mais uma vez foi Max Verstappen. O mais jovem piloto de F-1 marcou o sexto melhor tempo do dia.

No contraponto estão as equipes Williams e Sauber. Com poucas atualizações ambas equipes estão perdendo terreno.

Os tempos anotados pelas Williams de Valtteri Bottas (8º) e Felipe Massa(10º) sugerem que a distância para as duas melhores equipes aumentou, e o que é pior, com a possibilidade de ser superada pela Red Bull. Ainda que os ingleses tenham utilizado o primeiro dia para coletar dados, a prova dos nove será feita na classificação.

Na Sauber o buraco é bem mais em baixo. Com sérios problemas de caixa, a realidade da equipe suiça veio a tona. Nas duas primeiras sessões a Sauber ficou a frente somente das equipes Force India e Manor. Justamente as duas equipes que utilizam modelos do ano passado com adaptações. E o que está ruim poderá ficar ainda pior, quando a Force India estrear o novo modelo, no GP da Áustria. Ou seja, se tudo correr como o planejado, muito em breve a Sauber estará a frente apenas da nanica Manor. Pois é...

E para terminar, a cena curiosa protagonizada pela Lotus durante a primeira sessão de testes. O carro guiado por Romain Grosjean teve a carenagem desintegrada enquanto descia a longa reta do circuito catalão. De repente a tampa do motor quebrou em vários pedaços que saíram voando por todos os lados, felizmente sem machucar ninguém.

2 comentários:

Ron Groo disse...

E a Mclaren fazendo companhia ás duas.
O que se viu com o button na corrida dá as pistas que nada vai melhorar.

Marcelonso disse...

Acredito que a McLaren irá se recuperar, é apenas uma questão de tempo para passar frequentar a zona de pontos, Groo.