23 de setembro de 2015

Cigarettes in F-1 (5)

Dando sequência a série tabagista, Jacques Laffite com a Ligier Gitanes JS11, em 1979...

Jacques Laffite começou a temporada chamando a atenção, ao vencer as duas primeiras corridas da temporada - Argentina e Brasil. Na quinta etapa, a terceira vitória da equipe, desta vez conquistada por Patrick Depailler. O ano parecia promissor para a gloriosa Ligier, parecia...

Problemas recorrentes no motor e câmbio, provocaram abandonos em série,  minando o sonho de Jacques Laffite em lutar pelo campeonato. No fim das contas, o francês terminou a temporada na 4ª posição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ué ? Troço de doido, sô. De carioca eu até viro mineirim, uai ! Juro que escrevi um monte das mais sinceras e eternas babaquices de sempre, ontem, em outro poste e acima deste que agora escrevo e o treco sumiu ! Cadiquê a coisa sumiu ? Oncontô ? No blog do Marcelonso ?

. Gitanes ! Cigana... Bom, acho que é 'cigana' porque o desenho é de muiée muié mui sensual. Femme Fatale ! Bem ao gosto dos anos 1950 e 1960. Óbvio, para pegar a mulherada toda. Como a porcaria não chegou no Brasil, nunca vi uma propaganda do mata rato francês. Tem Iútchubi. Vou lá e já volto. Bom, a fumadora queria pegar todo mundo desde o início. Tanto que tem mulher gostosa, a tal femme fatale aparece no desenho animado com dois fortões lutando no ringue, num anúncio dos anos 1960 mas... um dos fortões come o outro ! Huuuummmm... Um monte de celebridade fumava o mata rato. Serge Gainsbourg, Camus... Lennon... Morrison ! Slash, Bowie. Bom, já deu para entender. De cantor machão passando por intelectual liberal comuna e alguns queima roscas como... e Bowie. 'Liberdade' para todos, com um toque gay. Pegava todo mundo a Cigana, sô !

. Ligier ! Linda ! Maravilhosa ! Poderosa !
Eu, hein ? Não fumei Gitanes. Nunca fumei. Nem apertei.
Quem tem usado saias é a NASCAR !

.'Pirata Laffite' ! Não sei quem, talvez um tio, de sacanagem, que gritou isso quando viu o piloto francês na tv. Desde então, virei fã do Jacques e apelidei-o assim. E justamente pelo início avassalador do campeonato de 1979. Ele levou na Argentinha e aqui no super Interlagos, hoje, um saquinho sem igual. Precisa ter chuva, sol, sol e chuva para ser emocionante.
Jean Lafitte, o famoso corsário francês, tataravô deve ser do piloto... Ou tataratioavô...


M.C.

Juanh disse...

Muy bello el azul francés Gitanes.
Abrazo!